Facebook falhou nas compras coletivas



A maior rede social do mundo – o Facebook – desistiu do seu projeto de compras coletivas, o Facebook Deals. Este serviço de compras coletivas para concorrer com o Groupon e o Google Offers, que também entrou nesse mercado recentemente, revelou-se um fracasso. Depois de quatro meses de estudos e testes, a companhia anunciou na sexta-feira, dia 26 de Agosto de 2011, que iria desativar o serviço. Embora contasse com todo o suporte da rede social que conta já com cerca de 800 milhões de utilizadores, o sucesso do negócio não se verificou, sobretudo por ser global demais.

Como funcionava o Facebook Deals?

Uma vez que a compra de um produto era efetuada, o Deals postava automaticamente um conteúdo na página do usuário, que posteriormente era vista por todos os seus amigos na rede.

Facebook Deals tinha sido lançado há 4 meses

O Facebook Deals foi lançado pela rede social (Facebook) para ser um concorrente direto do Groupon e marcar presença no crescente e apetecível segmento de compras coletivas. Em comunicado, a empresa de Mark Zuckerberg não explicou a razão da desistência, dizendo apenas que o serviço do Facebook Deals seria desativado nas próximas semanas.

Facebook Deals

Todavia, segundo um porta-voz, não identificado, a abordagem ideal para este tipo de serviço seria atender o comércio e os consumidores locais. O Google Offers foi lançado no mesmo período, mas resolveu ser mais ponderado na abrangência das suas ofertas, começando por atender apenas os utilizadores de algumas cidades norte-americanas, nomeadamente Portland.

Também na semana passada, o Facebook encerrou o Places, o seu serviço de geolocalização que foi criado para concorrer com o Foursquare.




Categorias: Blog | Tags: , , | Leave a comment

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *